Biografia | Alexandra Loras

Biografia | Alexandra Loras

Alexandra Loras
Fotógrafo: Antonio Dantas

Alexandra Loras é ex-consulesa da França em São Paulo, empresária, consultora de empresas e autora de livros. Atuou por mais de 20 anos na área de transformação pessoal e empresarial e é fundadora da Fórum Protagonismo Feminino. Trabalha com líderes empresariais para criar um clima mais equilibrado nas organizações, onde a conscientização sobre diversidade de gênero e de raça é tão importante quanto a prosperidade do negócio. Conduziu palestras para mais de 10.000 homens e mulheres no mundo todo, desde TedxCannes e TEDxSaoPaulo até as maiores corporações internacionais, como Google, JP Morgan e Bloomberg. Seu trabalho é focado no desenvolvimento de liderança consciente para catalisar a transformação organizacional sobre diversidade e empoderamento feminino. Alexandra é embaixadora da Afroeducação, do PlanoDeMenina.com.br, das Meias do Bem, e do programa raízes do Museu Afro Brasil.

Autora de One day in Paris, Alexandra também atua como palestrante em escolas secundárias, universidades, expondo suas experiências e vivências dirigindo dezenas de organismos e empresas, incluindo a Câmara do Comércio França-Brasil, o Centro Brasileiro de Relações Internacionais. Alexandra e uma referência em debates e simpósios.

Exercendo seu papel como mulher atuante nas mais diversas áreas, tornou-se referência e, portanto, sendo convidada a programas de TV, como o Esquenta (apresentado por Regina Casé), na Rede Globo, França 3 e TF1.

Alexandra ensina sobre Black empowerement, mostrando como a influência de personalidades negras podem desenvolver a autoestima e ampliar as chances de sucesso.

Seus artigos e comentários tem ganhado espaço em renomados veículos da informação, como Folha, Marie Claire, Harper Bazaar, Elle, entre outros.

Alexandra Loras também é conhecida apresentadora de TV por 7 anos seguidos, em parceria com Daniela Lumbroso (Chabada), na France Television, e na TF1 no show “On a tous dans le coeur” tendo entrevistado celebridades da música, como Annie Lenox, Liza Minelli, Zaz, Florent Pagny e muitos mais.

Em 14 de julho 2010, foi coanfietriã da edição especial do Toutes Les France, na França, ao Lado Ahmed El Keiy por ocasião do Dia Nacional da Comemoração do 50º Aniversário da Independencia africana na França.

Alexandra também é um membro da Ofad, uma associação filantrópica de apoio às jovens idades de 15 a 30.

Possui mestrado em Gestão de Mídia pelo IEP- Paris.

Atualmente, mora no Brasil, é curadora do Bailinho da Bastilla , junto a seu esposo, Damien, Ex-Cônsul Geral da França em São Paulo.

Alexandra Loras nasceu e cresceu na França e viveu na Alemanha, Inglaterra, Espanha, México, EUA e Suécia, passando por mais 50 Países.

  • Membro do Conselho Africa no Instituto Lula
  • Presidente de honra da São Paulo Accueil
  • Presidente da ACONSP (Associaçao das Consulesas de São Paulo) 2014
  • Adviser do Board Members da rede PWN (Professional Woman Network)
  • Prêmio Mulher destaque 2013 da OBME (Organizaçao Brasileira das Mulheres Empresarias)

 Redes Sociais

Mensagem

Alexandra Baldeh LorasFaltam nas empresas brasileiras 100 mil pessoas formadas ( engenheiros, executivos, etc…). As empresas trazem muitas pessoas estrangeiras formadas, quando eles se ignoram talentos e potenciais das comunidades.
Quando ouço as pessoas da chamada “elite” afirmarem que as comunidades abrigam milhares de pessoas “carentes”, me causa um certo estranhamento essa terminologia, que limita o vasto campo de atuação das camadas sociais menos favorecidas. Em minha opinião, creio que quem é capaz de organizar uma manifestação cultural e social como o Carnaval brasileiro, reconhecido internacionalmente como um dos eventos mais admirados em todo o mundo, vê-se, nitidamente, que essas mesmas pessoas são cheias de talento e de potencial e ginga para driblar todos os contratempos impostos por sua situação financeira e, em parte, de exclusão. Além disso, há que se pensar que todo esse empenho e criatividade são empregados durante todo o ano e não somente no período de desfiles. Encerrada a apresentação das escolas de samba em determinado ano, já se inicia a discussão do próximo tema, das alegorias, do samba-enredo e assim por diante. Portanto, o tempo não pára. O que vemos em três dias é resultado de um ano intenso de trabalho, o qual, muitas vezes, voluntário.

Sobre esse aspecto, gostaria de elevar o debate sobre a necessidade de se enfatizar junto às mídias que esses talentos devem e podem ganhar espaço no meio acadêmico, estudar, se graduar e ter acesso a um trabalho digno e justo no sentido da igualdade de oportunidades. Não se pode esquecer que a estigmatização dos afro-descendentes na TV e em livros escolares contribui, enormemente, para esse ‘pré-conceito’, mostrando as comunidades como palco de violência e criminalidade desenfreadas, esquecendo-se de toda a vida digna de seus moradores que levantam cedo para tomar seu posto no mercado de trabalho. Basta de associações simplórias que enaltecem o corpo, a dança e a música. É urgente resgatar a autoestima por meio de grandes nomes da cultura negra, como Theodoro  Sampaio, os irmãos Rebouças, Machado de Assis e,também, os inventores da geladeira e da antena parabólica, por exemplo, que eram afro-descendentes.

Repito: é necessário resgatar a imagem do negro nas mídias e implementar uma visão real de sua situação ao longo do nosso processo de desenvolvimento. Nesse sentido, minha palestra é um convite, modesto, para que possamos repensar sobre essas restrições e omissões. Um momento para compartilharmos, juntos, soluções de inclusão, empatia, respeito e, sobretudo, igualdade de direitos.

2 comentários sobre “Biografia | Alexandra Loras

  1. Boa Tarde
    Consulesa Alessandra

    Gostaria muito que a sra.nos seus eventos falasse sobre o Grande Mandela.
    Apenas uma sugestão e sempre tenha sucesso em sua vida pois o mundo precisa de pessoas como a sra.

    Att.
    Vilton Giglio

  2. Procuro no meio em que vivo pessoas para debater sobre esse tema e é muito difícil é muito gratificante ver seu trabalho e a coragem de nós defender nessa causa , parabéns !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *